Reju inaugura fábrica de reciclagem

A empresa de reciclagem têxtil, que usa tecnologia desenvolvida pela IBM para reciclar tecidos pós-consumo em poliéster virgem de qualidade, inaugurou a sua primeira unidade de demonstração e revelou planos para instalar mais duas até 2027.

A fábrica de demonstração de 1.000 toneladas por ano da Reju em Frankfurt, na Alemanha, batizada Regeneration Hub Zero, utiliza o processo VolCat da IBM e deve começar a entregar matéria-prima às marcas no próximo ano.
Detida pela Technip Energies, uma empresa de tecnologia e engenharia, a Reju usa o catalisador VolCat (Volatile Catalyst) que, recorrendo a um químico e a temperaturas superiores a 200 graus Celsius, consegue quebrar os plásticos mais difíceis, incluindo os têxteis, e reduzi-los a um pó que pode ser usado para produzir novos artigos.

Com esta tecnologia, a Reju está a criar, segundo afirma, uma nova infraestrutura e um novo sistema circular – em parceria com especialistas na recolha e triagem – para recuperar, regenerar e voltar a usar resíduos têxteis a grande escala, a começar pelo poliéster.

A Reju vai garantir rastreabilidade da fibra à fibra e, sustenta, o produto final terá uma pegada carbónica 50% inferior ao poliéster virgem.

«Estamos a começar pelo problema mais urgente no resíduo têxtil – poliéster», afirma Patrik Frisk, CEO da Reju. «O mundo produz 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis todos os anos, e menos de 1% são reciclados. É um sistema que extrai recursos finitos para criar resíduos têxteis sem responsabilidade em relação ao fim de vida. A Reju vai mudar isso ao desbloquear um novo sistema através de parcerias críticas em todo o mundo. Vamos construir infraestruturas, escalar tecnologia, cumprir a legislação e, no final, ajudar a indústria têxtil a evoluir e a fomentar uma mudança no comportamento. O nosso Regeneration Hub Zero em Frankfurt é um marco significativo, que mostra como esta tecnologia avançada responde ao problema mundial dos resíduos têxteis», acrescenta Frisk, que no passado foi CEO da Under Armour e do grupo Aldo, assim como presidente da área de outdoor nos EUA da VF Corporation.

A Reju foi criada no ano passado pela Technip Energies, alavancada nas parcerias com a IBM e a Under Armour, com o objetivo de criar novas soluções a grande escala para responder à enorme quantidade de fibras de plástico nos têxteis que acabam em aterros.

Source d'information
Portugal Textil
Photo
PxHere