Quem poderia prever quando é que as calças estilo Capri voltariam? Como a maioria das coisas na moda, o interesse por este estilo é cíclico.
Este design lendário surgiu em 1948, quando Sonja de Lennart passeava na praia da ilha italiana de Capri com calças compridas. Porque queria sentir a água nas pernas, cortou-lhe a parte de baixo. Como se costuma dizer, o resto é história. Na sua forma original, esta calça é fina, ajustada ao corpo, com um comprimento de três quartos e uma elegante fenda curta na parte exterior da perna.
Sonja de Lennart é uma das muitas criadoras de moda femininas que modelam as suas criações para circunstâncias específicas. Quando criou as suas calças justas e cortadas, estava à frente do seu tempo, porque a maioria dos estilistas fazia calças até ao tornozelo. A nova silhueta tornou-se rapidamente um êxito.
Anos mais tarde, a estilista Edith Head incorporou as calças "Capri" de Lennart nos figurinos do filme Roman Holiday, pelo qual recebeu um Óscar de Melhor Figurino de um Filme a Preto e Branco. Nos anos 60, foi a escolha de ícones do cinema como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.

No ano passado, o corte mundialmente famoso ganhou novos fãs populares. Como rosto publicitário da Versace, Dua Lipa reavivou a imagem das sonhadoras férias retro italianas, posando em várias versões das calças com estampados psicadélicos.
As Capri também regressaram em todo o tipo de tecidos - lycra, linho, ganga, etc.