Qual A Diferença Entre Contrafação E Cópia?

Algo que nos aparece com alguma frequência são clientes que procuram imitar marcas famosas. Embora saibamos que em maior parte dos casos isto acontece sem intenções de ganhar dinheiro (é para uso próprio), não deixa de ser extremamente contrafação, o que é ilegal e tem consequências legais muito sérias para todos os envolvidos.
A contração pode gerar problemas tanto a quem compra os artigos ilegais como a quem os produz. Há dezenas de casos em Portugal de estamparias que são obrigadas a fechar por serem apanhadas a produzir contrafação.

O que é contrafação?

Imitação ou contrafação acontece quando copia o símbolo da marca que fez o original.
Imagine que encontra o logo da Chanel na internet e contacta uma estamparia para fazer t-shirts personalizadas com esse logo. Bem, isso é contrafação e é ilegal. Muito ilegal.

Quem não se lembra das t-shirts da Levi's que foram tão famosas no verão de 2018? De um momento para o outro parecia que toda a gente tinha uma t-shirt branca com o logo (quase) rectangular. A maioria dessas t-shirts eram compradas em feiras ou na internet. Logo... contrafação.

O que são cópias?

Cópias são peças de roupa semelhantes em formato ao design original, sem utilizar a marca ou utilizando um nome diferente.

Quem não se lembra dos fatos de treino ARdidas que se compra(va)m nas feiras? Muito semelhantes aos originais da Adidas, têm um nome e um logo diferentes da Adidas logo, é perfeitamente legal!

Este é um problema tão grande que as marcas não sabem ao certo o que fazer. Algumas marcas como a Harley Davidson optam por ir para tribunal e tentar travar uma guerra que não têm forma de ganhar.

Outras marcas como a Diesel optam por estratégias diferentes e usam a criatividade para vender um pouco mais e ganhar maior reconhecimento de marca, ao mesmo tempo que educam as pessoas.

Fonte
Maudlinclothing
Fotografia
Freepik