Os torneios do Campeonato do Mundo da FIFA™ são algumas das competições de futebol mais emblemáticas do mundo, inspirando fãs em todo o mundo. Mais de 1,5 mil milhões de pessoas assistiram à final do Campeonato do Mundo da FIFA, que se realizou no Qatar em 2022. Cada torneio do Campeonato do Mundo começa muito antes do primeiro jogo. Os preparativos centram-se não só no desenvolvimento das infra-estruturas dos estádios, nos transportes e na logística, mas também na criação de uma marca e de uma experiência únicas. Desde os primeiros dias até aos momentos dramáticos finais, quando o troféu do torneio é entregue à equipa vencedora, o evento precisa de uma marca forte que capte a essência do torneio e do país anfitrião e crie fortes ligações emocionais com os adeptos de todo o mundo.
A FIFA protege a sua propriedade intelectual em territórios de todo o mundo através de direitos de autor, marcas registadas, desenhos industriais e outras formas, como leis de concorrência desleal, cessão de direitos, etc.
A organização desenvolve e protege continuamente uma grande variedade de activos de marca que são utilizados durante os torneios do Campeonato do Mundo. Protegidos estão o nome do evento desportivo do próximo Campeonato do Mundo de 2026, o logótipo oficial, o emblema, o nome e o aspeto da mascote oficial e até o troféu do Campeonato do Mundo da FIFA.
Eis alguns exemplos:
Troféu oficial do Campeonato do Mundo da FIFA:
Emblema oficial do Campeonato do Mundo da FIFA 2026™:
Marca nominativa:
Logótipos da cidade anfitriã:
Mascote: